Você esta aqui Página Inicial Nossos temas Crianças e Adolescentes Campanha - Respeitar, Proteger, Garantir

Crianças e Adolescentes

Campanha - Respeitar, Proteger, Garantir

 

Página Inicial Disque 100 Aplicativo Proteja Brasil - Agenda de Convergência

Trabalho Infantil Violência Sexual Uso de álcool e outras drogas

Crianças em situação de rua Crianças desaparecidas

Campanha de Carnaval

 



Logotipo: Respeitar - Protejer - Garantir

RESPEITAR - PROTEGER - GARANTIR

Todos Juntos pelos direitos das crianças e adolescentes


 

Todos os dias milhares de meninos e meninas têm seus direitos violados no Brasil. Em períodos de grande movimentação turística no país, como as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis e aumentam os riscos para a ocorrência de violações.

Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, há um acréscimo de 30% nas denúncias que chegam ao Disque 100 em períodos de grandes eventos, conforme identificado na Copa das Confederações de 2013, na Copa do Mundo de 2014, na Jornada Mundial da Juventude 2013 e Jogos Mundiais dos Jogos Indígenas 2015.

Para mobilizar a sociedade a ficar alerta e denunciar qualquer situação suspeita, foi lançada a campanha “Respeitar. Proteger. Garantir - Todos Juntos pelos Direitos de Crianças e Adolescentes”. O objetivo é engajar a todos nas tarefas de prevenir e combater as violações de direitos, especialmente as mais recorrentes:

  • Trabalho infantil;
  • Exploração sexual infantil;
  • Uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes;
  • Crianças em situação de rua; e
  • Desaparecimento.

 

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público respeitar, proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. Então, você também é parte desta rede de proteção!


RESPEITAR - PROTEGER - GARANTIR - Todos Juntos pelos direitos das crianças e adolescentes

Baixar: Vídeo 30 segundosVídeo 60 segundos

Quais os canais de denúncia?

A campanha busca informar a sociedade sobre os principais canais de registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos: o Disque 100 - serviço telefônico que funciona diariamente, 24 horas por dia - e o aplicativo Proteja Brasil, que está disponível para download nos celulares das plataformas Android e IOS.

Quem participa desta campanha?

A mobilização foi construída por meio da articulação de diversos atores importantes engajados na proteção dos diretos da criança e do adolescente: a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, a Frente Nacional de Prefeitos, a União Europeia, e conta com parceria do Viva Rio, Iscos Piemonte,ECPAT France, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Porto Alegre,UNICEF Brasil, além do apoio da Childhood Brasil, Fnpeti - Fórum Nacional De Prevenção e Erradicação Do Trabalho Infantil, da ECPAT Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra C. e A. , Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da Mercociudades.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone