Você esta aqui Home Nossos temas Pessoa com Deficiência Notícias Na 9ª reunião, Comitê do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Avaliação Unificada da Deficiência discute a avaliação do Índice de Funcionalidade Brasileiro

Pessoa com Deficiência

Notícias

Na 9ª reunião, Comitê do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Avaliação Unificada da Deficiência discute a avaliação do Índice de Funcionalidade Brasileiro

30/08/2017

O Comitê do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Avaliação Unificada da Deficiência reuniu-se nesta segunda-feira (28), em sua 9ª reunião ordinária, para apreciar os trabalhos do processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr). A Universidade de Brasília foi contratada especificamente para realizar a validação.

Desde julho deste ano, o Comitê, coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com a contribuição da especialista Dra. Izabel Maior, médica fisiatra que comandou no Governo Federal o tema dos direitos da pessoa com deficiência de 2002 a 2011, período em que implantou o IFBrA, utilizado pelo INSS para concessão do benefício da aposentadoria especial.

Em resposta sobre a necessidade de acelerar e otimizar os trabalhos do Comitê, conforme acordado em reunião de órgãos de governo na Casa Civil, ficou definido que, a partir desta 9ª edição, a UNB deverá participar de todas as reuniões, com o objetivo de acompanhar as discussões e auxiliar os órgãos de maneira mais próxima e efetiva. No sentido de agilizar suas atividades, o Comitê decidiu também trabalhar por meio de subgrupos temáticos nos períodos entre uma reunião e outra.

A Avaliação Unificada da Deficiência é uma prerrogativa legal estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão, que visa simplificar o acesso aos benefícios e serviços oferecidos às pessoas com deficiência e será um aperfeiçoamento do IFBrA utilizado pelo INSS.

A próxima reunião está marcada para o dia 29 de setembro de 2017, na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone