É um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, no qual serão realizados diagnósticos, tratamento, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

Centros Especializados em Reabilitação (CER)

Atenção à Saúde

A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência. O Plano Viver sem Limite iniciou a implantação de Centros Especializados em Reabilitação - CER para ampliar o acesso e a qualidade desses serviços no âmbito do SUS. A implantação desses centros pode se dar por meio de novas construções ou por qualificação mediante reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal.

Como Acessar

O Ministério da Saúde disponibiliza uma série de recursos de investimento para a construção dos CER. Bem como recursos de custeio mensais para a manutenção dos serviços reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde e contratação dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional de reabilitação.

As propostas de Estados e Municípios, referentes à implementação de Centros Especializados em Reabilitação, deverão constar nos Planos de Ação Regional e Estadual da Rede Cuidados à Pessoa com Deficiência, que são elaborados e pactuados pelos gestores de saúde estaduais e municipais. Os Planos de Ação serão encaminhados à Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, para análise e devidas providências para implementação, financiamento, monitoramento e avaliação da Rede nos territórios.

Balanço

136 CER habilitados entre 2013 e 2016  e 78 construções de novos centros (22 contratos de repasse e 56 SISMOB).

Contato

Ministério da Saúde
Nome: Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência  – Tel. (61) 3315-6238
E-mail: pessoacomdeficiencia@saude.gov.br

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone