Você esta aqui Página Inicial Notícias 2013 Julho Ouvidores de Polícia participam de Oficina de Planejamento Estratégico em Cuiabá/MT

2013

Julho

Ouvidores de Polícia participam de Oficina de Planejamento Estratégico em Cuiabá/MT

18/07/2013

Ouvidores de Polícia de 15 estados brasileiros participaram nos dias 15 e 16 de julho, em Cuiabá – MT, da Oficina de Planejamento Estratégico do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP), colegiado vinculado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A oficina foi promovida pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e o próprio FNOP, com o apoio da Secretaria Executiva da SDH/PR, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio da Ouvidoria de Polícia do estado e do Comando da Polícia Militar.

 

Estiveram presentes no evento o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, e os professores Imar Domingos Queiróz e Naldson Ramos da Costa, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS, local onde ocorreu o evento.

 

O objetivo da oficina foi promover a construção de um Planejamento Estratégico para 2013/2014, por meio da reflexão sobre as ações e o papel do FNOP no apoio e fortalecimento das Ouvidorias de Polícia dos estados para o controle social da atividade policial e de segurança pública, além da garantia dos direitos humanos dos cidadãos e profissionais de segurança pública em qualquer situação.

 

Entre os objetivos e ações abordados no curso, estão a defesa dos direitos humanos, da democracia e do controle social, além da parceria com a academia e institutos de pesquisa para o desenvolvimento de pesquisas e implementação de ações para a redução letalidade policial. O combate à tortura e tratamentos cruéis e a redução da violência das abordagens policiais também foi pautado.

 

Essa atividade está alinhada com o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH3, que ressalta o “combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária”, apontando para fortalecimento dos mecanismos de controle do sistema de segurança pública como garantia dos direitos humanos.

 

Em continuidade as atividades oficina, os Ouvidores de Polícia ainda participaram do 7º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP, que também ocorre no Campus da UFMT, em Cuiabá. O evento termina nesta sexta-feira(19).

 

Assessoria de Comunicação Social

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone