Você esta aqui Página Inicial Notícias 2013 Outubro Prêmio Amigas e Amigos do Disque 100 – Confira relação de agraciados

2013

Outubro

Prêmio Amigas e Amigos do Disque 100 – Confira relação de agraciados

Prêmio Amigas e Amigos do Disque 100 – Confira relação de agraciados

A cerimônia de entrega da premiação será nesta segunda-feira (14), às 14hs, no Museu Nacional, em Brasília.

14/10/2013

Em comemoração aos dez anos de funcionamento do Disque Direitos Humanos – Disque 100, a Secretaria de Direitos Humanos Homenageia seus principais parceiros com o Prêmio Amigas e Amigos do 100. A cerimônia de entrega da premiação será nesta segunda-feira (14), às 14hs, no Museu Nacional, em Brasília.

Relação dos premiados do “Amigos e Amigas do Disque 100”

CECRIA - Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes: O CECRIA é uma organização da sociedade civil, fundada em 1993, que  tem por missão defender crianças, adolescentes, jovens e pessoas ameaçadas ou violadas em seus direitos humanos por meio de ações que os/as fortaleçam e os/as empoderem para o enfrentamento e a erradicação da violência e das violações de direitos.

Policia Rodoviária Federal (PRF): Desde 2006, a PRF monitora os pontos de exploração sexual nas rodovias brasileiras. Somente no ano passado, o órgão resgatou 405 crianças e adolescentes de situações de exploração sexual e prendeu 142 abusadores.

Petrobrás: A Petrobrás apoia diversos projetos com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes, principalmente no enfrentamento à exploração sexual, é parceira fundamental do Disque 100 garantindo recursos para a sua implantação e atuação durante anos.

Xuxa Meneghel: Consagrada apresentadora de TV, tornou-se a Rainha das Baixinhas e dos Baixinhos não só pelo sucesso de seus programas, mas também pelo seu engajamento da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em agosto de 2010, Xuxa foi convidada para ser madrinha da campanha Carinho de Verdade, que busca conscientizar a sociedade sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste ano é protagonista da Campanha de Enfrentamento a Violência Contra a Criança e o Adolescente.

Teresa Surita: A prefeita de Boa Vista, capital de Roraima, receberá o Prêmio em nome de todos os prefeitos Amigos e Amigas da Criança. Teresa recebeu o selo de Prefeita Amiga da Criança por duas vezes e ganhou o título em 2006, referente à gestão 2001–2004, época em que foi prefeita de Boa Vista. Em 2007, foi concedido ao município de Boa Vista o Selo Prefeitura Amiga da Criança, referente ao período 2005-2006, em reconhecimento aos bons resultados obtidos na área social.

Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público: O CNPG é uma associação nacional, sem fins lucrativos, da qual fazem parte os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Em agosto de 2012, um termo de compromisso operacional com CNPG possibilitou a adesão de 23 das 27 unidades da federação a um convênio com a SDH/PR garantindo a operacionalização online das denúncias de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes. Também em 2012, o CNPG lançou a campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, protagonizada por Ivete Sangalo.

Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares: O FCNCT é uma organização sem personalidade jurídica que promove articulações e discussões pertinentes pela efetiva garantia dos Direitos da Infância e Adolescência com os Conselhos Tutelares do país, junto às organizações sociais e conselhos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O Fórum congrega representações de conselheiros tutelares de todo país, representando os 5924 conselhos tutelares do Brasil.

Equipe do Disque 100: Composta por teleatendentes Generalistas, teleatendentes Especialistas, Monitores de Qualidade, Analistas, Equipe de Educação Continuada, Supervisores de teleatendimento, Supervisores de PATEM, Coordenadores Temáticos, além da Equipe da Secretaria de Direitos Humanos, Coordenador de Encaminhamento, de Monitoramento e Coordenação Geral. A equipe é composta por 500 colaboradores e servidores.

Conselho Nacional do SESI: O Sesi comprometido com a defesa dos direitos de criança e adolescente apoia e executa diretamente dois projetos, um deles é o ViraVida, que promove a elevação da autoestima e da escolaridade dos adolescentes e jovens participantes para que desvendem o próprio potencial e, assim, conquistem autonomia. O outro se chama “Carinho de Verdade” uma campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, lançada em outubro de 2012, que surgiu para mobilizar a sociedade e ajudar a mudar a vida de milhões de jovens brasileiros que vivem essa triste realidade. A iniciativa já conta com o apoio de várias personalidades, atletas e representantes de entidades públicas, privadas e do terceiro setor.

Os agraciados com o prêmio receberão a concessão de diploma e um troféu de autoria do artista plástico brasileiro João Paulo Sirimarco Batista.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone