Você esta aqui Home Notícias 2014 Outubro Jogo online visa combater a exploração do trabalho infantil

2014

Outubro

Jogo online visa combater a exploração do trabalho infantil

14/10/2014

Unir diversão e aprendizagem com a intenção de sensibilizar o público infantil de forma lúdica e interativa acerca das diferentes formas de exploração do trabalho infantil é o propósito do Game Infância Livre. O jogo online foi lançado nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público do Trabalho – MPT.

A cerimonia contou com a presença do Procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Melo, da Vice-procuradora-geral do Trabalho, Eliane Santos, do Diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT - Brasil). Na ocasião, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) foi representada pela Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart.

Angélica parabenizou a iniciativa e destacou que o lançamento acontece na semana da criança, após o recente anúncio do ganhador do Prêmio Nobel que também atuou  para proteger mais de 80 mil  crianças e adolescentes do trabalho infantil.  “É importante alertar a população sobre essa prática condenável naturalizada pela cultura que muitas vezes se esconde na invisibilidade, interferindo, prejudicando e comprometendo o desenvolvimento de nossas crianças”, afirmou Angélica.

O Procurador-geral do Trabalho falou sobre a atuação interinstitucional no enfrentamento à erradicação do trabalho infantil e comentou do potencial educativo da ferramenta. “Os jogos digitais apresentam um potencial educativo extraordinário. O trabalho infantil não deve ser encarado como normal, os perigos existem e as consequências são danosas, precisamos unir forças para combater essa prática” declarou.

O Game - Baseado em fatos reais, o game remete a história de um jovem que decide ajudar a erradicar o trabalho infantil. Mostra diversos cenários onde está prática acontece como nos lixões, no trânsito, no ambiente doméstico e rural.  O jogo está disponível na internet de forma gratuita. Constantemente haverá atualização com novas fases. Em breve estará disponível versão para tablets e smartphones.

A elaboração do jogo é uma iniciativa do MPT na Paraíba em parceria com o curso de Jogos Digitais da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da  (Facisa).  Um segundo game, com o tema trabalho escravo, está em fase de finalização deverá ser lançado até o final do ano. A ferramenta pode ser acessada no site:  www.mptgames.com.br.

Prêmio Nobel - O Prêmio Nobel da Paz 2014 foi dividido entre o indiano Kailash Satyarthi e a adolescente paquistanesa Malala Yousafzai. Satyarthi, de 60 anos, dedicou sua vida a salvar crianças dos trabalhos forçados.  É o atual presidente da ONG Marcha Global contra o Trabalho Infantil. Em 1998, liderou uma mobilização civil contra a exploração da primeira idade, que reuniu cerca de 7,2 milhões de pessoas. O ganhador contribuiu também para o desenvolvimento de importantes convenções internacionais sobre o direito da criança.


Assessoria de Comunicação Social

www.sdh.gov.br

https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone