Você esta aqui Home Notícias 2016 Abril A transversalidade dos direitos humanos foi o principal tema da abertura da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos

2016

Abril

A transversalidade dos direitos humanos foi o principal tema da abertura da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos

A transversalidade dos direitos humanos foi o principal tema da abertura da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos

Abertura da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. Foto: Claudio Fachel/SDH.

27/04/2016

A presidenta Dilma Rousseff abriu nesta quarta-feira (27) a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília. O evento, que segue até sexta-feira (29) integra as Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, que também debateu direitos dos idosos, pessoa com deficiência, população LGBT e crianças e adolescentes.

Para a presidenta, a transversalidade do evento colocou diretamente a participação e o diálogo entre os diversos segmentos da sociedade. "A visão que eu tenho é emocionante porque deixa claro a diversidade do nosso país. Dentro dessa riqueza imensa, que é a nossa diversidade, aqui há uma convivência muito fraterna, uma convivência de irmãos e irmãs de luta. A sociedade que nós queremos é de tolerância, é plena de direitos. Respeita e acredita no Brasil e na democracia do nosso país. Essa democracia só se constrói em cima dos direitos de todas as pessoas, dos direitos humanos", destacou Dilma.

Ao discursar no evento, a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes relembrou as conquistas e lições das quatro conferências conjuntas realizadas durante a semana: criança e adolescente, pessoa idosa, LGBT e pessoa com deficiência. "Todos nós nos afirmamos como sujeitos de direitos nessas conferências. Mas ainda, sujeitos que fazem a garantia dos direitos avançar e se tornar realidade", explicou.

Para o secretário especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, a transversalidade marcou as conferências conjuntas. "A transversalidade é algo inovador. Tenho a convicção que acertamos no formato de realizar conferências conjuntas. O CICB se transformou em um espaço de exercício da cidadania. É um exercício de se colocar no lugar do outro, que ainda que não seja igual a você, tem os mesmo direitos que o seu. Quem chega hoje vai sentir isso. Essa é a principal forma de desmistificarmos preceitos e desconstruirmos preconceitos para construirmos uma cultura de cidadania democrática".

As Conferências Conjuntas de Direitos Humanos são promovidas pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, que faz parte do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, Juventude e dos Direitos Humanos.

Além da ministra e do secretário, também participaram da mesa da cerimônia de abertura a vice-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Ivana Farina; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, Fábio José Garcia Paz; ex-ministra do Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti; o ativista e diretor da ONG Repórteres Brasil, Leonardo Sakamoto; o ex-ministro de estado da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vanucci, o vice-presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, Roselaine da Silva; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Flávio Henrique de Sousa; o secretário Nacional das Pessoas com Deficiência, Antônio José; a secretária Especial de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci; os senadores Maria de Fátima Bezerra (PT/RN) e o Paulo Paim (PT/RS); os deputados federais Jean Wyllys (PSOL/RJ), Paulo Teixeira (PT/SP), Paulo Pimenta (PT/RS), Nilmário Miranda, Maria do Rosário (PT/RS), Pepe Vargas (PT/RS); o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; o ministro do Trabalho e da Previdência Miguel Rossetto; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o ministro da Justiça, Eugênio Aragão; e o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

Assessoria de Comunicação Social

Fone: (61) 2027-3941

E-mail: imprensa@sdh.gov.br

https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone