Você esta aqui Home Notícias 2017 Agosto Em evento do Unicef, Ministra Luislinda assina declaração pela garantia dos direitos da criança com deficiência

2017

Agosto

Em evento do Unicef, Ministra Luislinda assina declaração pela garantia dos direitos da criança com deficiência

10/08/2017

A ministra Luislinda Valois participou nesta quarta-feira (09) do Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika – prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias, em Salvador (BA). Durante o evento, organizado pelo UNICEF Brasil, foi assinado o Manifesto de Salvador sobre a Atenção à Saúde e Inclusão Social de Crianças e Adolescentes com Deficiência. O documento propõe prioridades nas ações e políticas públicas articuladas no enfrentamento à Síndrome Congênita do Zika vírus.

O evento reuniu mães de crianças com deficiências causadas pela síndrome, além de profissionais de saúde, gestores nacionais e internacionais e gestores públicos. Além da Ministra, também estiveram presentes no evento a representante da UNICEF no Brasil, Esperanza Vives, e o Secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini. Representantes de entidades da sociedade civil tanto da área de direitos da criança e adolescente quanto de pessoas com deficiência participaram da cerimônia.

Em discurso, a ministra Luislinda destacou a importância da cooperação internacional e da troca de experiências nesta área, a necessidade de tratar da pauta de maneira transversal, envolvendo órgãos e gestores das duas áreas trabalhando em sintonia - nos setores de crianças e adolescentes e nos de pessoas com deficiência. Ela afirmou, ainda, que as ações propostas devem contemplar, também, a fase adulta dessas crianças, em uma abrangência integral. "Sei dos esforços dos senhores para enfrentar barreiras e promover saúde em diversos espaços, além de proporcionar atendimento humanizado. Os desafios são imensos, mas a nossa vontade de trabalhar e gerar resultados positivos é bem maior", declarou a Ministra.

O texto do Manifesto de Salvador está disponível em página criada pelo Unicef.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone