Você esta aqui Página Inicial Notícias 2017 Agosto Ministra dos Direitos Humanos abre Encontro Nacional dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente

2017

Agosto

Ministra dos Direitos Humanos abre Encontro Nacional dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente

07/08/2017

Durante a abertura do Encontro, foi lançada a Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente que realizará, a partir de setembro, encontros regionais sobre os Direitos da Criança e do Adolescente nas 5 regiões do Brasil.

Representantes dos Conselhos Estaduais e Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o país estão reunidos em Brasília nesta segunda-feira (7) para aprimorar o diálogo sobre a implementação de políticas públicas da área com o Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente (Conanda). O encontro segue até terça-feira (8) e foi aberto pela ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, que destacou a importâncias da parceria do Governo Federal com as instâncias locais.

“Sem os conselheiros e as conselheiras não há como fazer política pública para crianças e adolescentes. Essa temática é de uma grandiosidade para o Brasil porque a criança e o adolescente serão nossos comandantes de amanhã. Temos que cuidar deles com carinho, respeito e dedicação, com destaque para aqueles pretos, pobres e da periferia, que são as maiores vítimas da falta de políticas públicas. Mas vamos chegar neles o quanto antes”, afirmou.

O evento é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conanda e da Flacso. Durante a programação serão debatidos temas como sistema socioeducativo, capacitação dos conselheiros, os Planos Decenais e a participação social de crianças e adolescentes na construção das políticas públicas.

Caravana: Na abertura do encontro, o Ministério, o Conanda e a Flacso lançaram a Caravana pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. "Essa é outra estratégia de diálogo nacional que vai chegar lá no estado e no território para que possamos fazer esse trabalho em conjunto com a sociedade civil e os governos estaduais e municipais e fortalecerá a política da criança e do adolescente no país", explicou o vice-presidente do Conselho, Marco Antônio Soares.

Cinco estados: Paraíba, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Amazonas, sediarão os Encontros Regionais que compõem a Caravana. A iniciativa tem o objetivo de formar e difundir conhecimentos acerca dos Direitos das Crianças e Adolescentes nas regiões, além de fomentar o diálogo sobre o tema entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema de Garantia de Direitos. O Encontro Nacional de Conselhos reúne, entre hoje (07) e amanhã (08) representantes dos conselhos para uma escuta qualificada sobre a execução de políticas e projetos relacionados, à proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, nos Estados e no Distrito Federal. Clique aqui e acesse a galeria de fotos do evento.

A primeira região a receber a Caravana, entre os dias 20 e 21 de setembro, será a nordeste, no estado da Paraíba, em João Pessoa. Os eventos partirão da seguinte questão orientadora: “Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?”, para a formação dirigida a profissionais dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Garantia de Direitos: Ministério Público, Defensorias, Conselhos Tutelares e de Direitos, Segurança Pública, Saúde, CRAS e CREAS, entre outros, assim como, adolescentes e lideranças comunitárias.

Em seguida a caravana irá para as regiões: Centro-Oeste, em Campo Grande/MS, nos dias 22 e 23 de Novembro; Sul, em Porto Alegre/RS, nos dias 06 e 07 de Dezembro; Norte, em Manaus/AM, nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2018; e Sudeste, em Vitória/ES, nos dias 21 e 22 de Março de 2018.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone