Você esta aqui Página Inicial Notícias 2017 Agosto Ministra Luislinda participa de reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

2017

Agosto

Ministra Luislinda participa de reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

Ministra Luislinda participa de reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

Ministra Luislinda discursa no plenário da CONATRAE

08/08/2017

A Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, participou nesta terça-feira (08) da reunião ordinária da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). A Secretária Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, também esteve na reunião do colegiado.

Em discurso ao plenário, a ministra Luislinda destacou a atuação do Ministério no episódio da divulgação da "lista suja" do trabalho escravo, destacou a importância e responsabilidade do Governo Federal na atuação neste campo e ressaltou que as vítimas preferenciais do trabalho escravo são as populações vulneráveis. "Nos locais onde a fiscalização alcança e naqueles aonde ainda não chegamos, estão os imigrantes, os pretos, os pobres e as populações da periferia, sendo submetidos às situações mais nefastas em busca da sobrevivência", afirmou a Ministra.

Na pauta desta reunião foram discutidos assuntos como o lançamento da Comissão Distrital para Erradicação do Trabalho Escravo (Codetrae-DF), o enfrentamento ao tráfico de pessoas e suas interseções com o combate ao trabalho escravo, com a participação de uma representante do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP-MJSP) e as dificuldades orçamentárias das atividades de inspeção do trabalho.

A reunião contou ainda com a apresentação do instituto InPacto, que fez um relato sobre as iniciativas de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas no Brasil e em outros países, provocando um debate sobre as responsabilidades e possibilidades de parcerias com empresas e setor privado para a garantia dos direitos humanos em todos os seus aspectos.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone