Você esta aqui Home Notícias 2017 Junho Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com foco em crianças e adolescentes são debatidos por organizações internacionais

2017

Junho

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com foco em crianças e adolescentes são debatidos por organizações internacionais

19/06/2017

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Claudia Vidigal, participará a partir desta segunda-feira (19) de um congresso internacional com as seis maiores organizações do mundo com foco na infância e adolescência, em Bellagio/CO, Itália. Com o tema “Reunindo Forças para Acelerar a Implementação dos ODS para Crianças Vulneráveis”, o evento segue até 23 de junho e debaterá ações conjuntas para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que podem impactar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A secretária será a única representante governamental do mundo presente no encontro, com a presença de Aldeias Infantis SOS Brasil, Plan International, ChildFund, Save the Children, Terra dos Homens e Visão Mundial.

O evento, segundo a secretária Vidigal, representa uma oportunidade para mostrar as ações do Brasil e contribuir com a construção de uma agenda global de proteção e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Essas seis agências internacionais atuaram de forma conjunta durante o período de planejamento dos ODS, realizado de 2011 a 2015, para garantir que as necessidades de crianças e adolescentes fossem contempladas na agenda. Agora, na fase de implementação, elas retomam a abordagem colaborativa, ressaltando que a união é uma estratégia mais eficiente do que a atuação individual de cada organização. Elas enxergam as dificuldades mundiais de crianças em situação de vulnerabilidade ou privadas de seus direitos como um desafio conjunto.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Trata-se de uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone