Você esta aqui Página Inicial Notícias 2017 Março Secretária de Direitos Humanos participa de lançamento estadual do Pacto Universitário no Paraná

2017

Março

Secretária de Direitos Humanos participa de lançamento estadual do Pacto Universitário no Paraná

Secretária de Direitos Humanos participa de lançamento estadual do Pacto Universitário no Paraná

A secretária de Direitos Humanos reforçou que as universidades devem honrar o seu papel, por serem personagens centrais na construção da cultura dos direitos humanos. Foto: Pedro de Oliveira/Alep

16/03/2017

A secretária especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, participou na manhã desta quinta-feira (16), em Curitiba (PR), do Lançamento Estadual do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos. Durante o evento, Piovesan destacou a iniciativa do estado paranaense na adesão ao pacto, que permite agregar o Plano Nacional de Direitos Humanos no campo da educação universitária, em prol da cultura e do respeito aos direitos humanos.

“Este pacto, por si só na sua composição plural, já conta com a força catalisadora do diálogo, da transversalidade e das pontes construtivas capazes de evitarem muros de resistência. É um diálogo que está acima das divergências partidárias. Direitos humanos é uma causa emancipatória, é fundamental para o estado de direito e para a democracia. Temos todos os compromissos e tratados internacionais ratificados pelo estado brasileiro, sejam no âmbito da ONU, OEA ou Unesco, temos programas de direitos humanos, o programa nacional de educação em direitos humanos, que nos guiam no âmbito global, regional e local, e temos o papel crucial das universidades, como lócus de produção do saber, de extensão e de ensino", disse Flávia Piovesan.

A secretária de Direitos Humanos reforçou que as universidades devem honrar o seu papel, por serem personagens centrais na construção da cultura dos direitos humanos. Até o dia 15 de março de 2017, foram registradas 240 Instituições de Educação Superior e 20 entidades apoiadoras em processo de adesão ao Pacto, das quais 41 estão em fase de cadastramento, 169 estão em processo de criação do Comitê Gestor e 51 já estão elaborando seus planos de trabalho/de atuação.

A sessão solene reuniu autoridades do Governo Federal (Ministério dos Direitos Humanos e Ministério da Educação), das Secretarias Estaduais e Municipais do Paraná, Instituições de Educação Superior do estado do Paraná, e entidades da sociedade civil do estado do Paraná.

O evento foi promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania; Comissão de Educação, da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude; e Comissão de Cultura e do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz – ConPAZ.

Pacto Universitário - iniciativa conjunta do Ministério dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação para a inserção e a implementação da Educação em Direitos Humanos nas Instituições de Educação Superior mediante a formulação, implementação, monitoramento e disseminação de medidas voltadas à promoção e à defesa dos Direitos Humanos no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão, da gestão e da convivência universitária e comunitária.

O Pacto foi instituído no dia 24 de novembro de 2016, a partir da formalização de Acordo de Cooperação entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Ministério da Educação. Na mesma data, foi lançado o Portal de Educação em Direitos Humanos (http://educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br/), por meio do qual são realizadas as adesões tanto de Instituições de Educação Superior quanto de entidades apoiadoras, assim como o acompanhamento e monitoramento do Pacto. Um site autoexplicativo com informações passo a passo desenvolvido para auxiliar, acompanhar e monitorar as adesões.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone